Veja o que você pode fazer para manter seu nível de trabalhabilidade em alta, e se tiver desempregado descubra algumas ações do que fazer nesse período!
Devemos aprender a lidar com essa realidade, em pleno período de retração econômica fomos surpreendidos por mais uma crise, desta vez na saúde que afeta diretamente a economia do Brasil. Os noticiários já falam sobre os resultados econômicos da covid-19.Mas, vamos nos deter a ser simples de forma que todos possam compreender o que fazer durante esse período da economia, principalmente se você já está desempregado.
O desemprego no Brasil continua na casa dos dois dígitos e deve permanecer assim pelos próximos anos. Isso significa que temos mais de 10 milhões de desempregados, sendo que esse número só conta aqueles que ainda continuam procurando por emprego, existe outro contingente de pessoas que pararam de procurar e não entra no cálculo do desemprego.
Acima falamos sobre manter a trabalhabilidade em alta, mas o que vem a ser isso: Trabalhabilidade é o ato de desenvolver e renovar habilidades de valor para o mercado de trabalho, por meio do desenvolvimento pessoal e profissional de um indivíduo. Este deve se atualizar e administrar a própria carreira para gerar renda, independentemente do vínculo empregatício.
Então esse artigo é também para você que esta empregado e principalmente para os que estão fora do mercado de trabalho.
Conheça as dicas do que fazer.
Selecionamos para vocês uma lista simples e assim facilitar suas ações. Vamos a elas:
1. Atualize suas redes de contatos
Eles precisam saber que você está disponível. É muito comum as pessoas ficarem com vergonha de terem perdido o emprego, e por isso não falam para amigos, parentes e contatos profissionais.
Não perca tempo, fale para todos que puder, quanto mais contatos souberem, mais lembrarão de você.
2. Faça cursos
Nesse período, antes mesmo de acabar o seguro desemprego, separe um valor para fazer cursos, pois:
• Mantém você atualizado;
• Renova sua lista de contatos; e
• Distrai você do foco problema (desemprego).
Assim, ajudando você a ver a solução.
Outra dica valiosa é fazer cursos online, existem muitos gratuitos - principalmente se você não tiver mais seguro desemprego a receber ou mesmo está sem dinheiro para cursos pagos - e assim seu currículo estará atualizado.
Segue algumas plataformas para cursos gratuitos:
• SENAI
• SENAC
• SEBRAE
• Muitas prefeituras ofertam cursos gratuitos online - como SECITEC da prefeitura de João Pessoa - PB
• Faculdades
• Institutos Federais
• Udemy
• Udacity
• Curso em vídeo
E muitos outros, basta fazer uma pesquisa rápida na internet, e pronto, um acervo de cursos gratuitos.
3. Leia
Seja livros, textos, ebooks, sobre autoconhecimento e sobre sua área de atuação, além de manter você atualizado, pode gerar novas ideias e renovar suas forças para uma nova oportunidade.
Aqui não falamos em estudar, e sim adquirir conhecimentos, ao ler seu repertório vai se alargar a ponto de favorecer você durante uma conversa, uma entrevista de emprego, e outros convívios sociais.
4. Atualize e otimize seu currículo
Já deveria está atualizado mesmo trabalhando, caso não tenha feito isso, atualize agora, deixa ele claro e direto onde você quer atuar e com uma folha apenas.
O currículo é você na vitrine do mercado. Uma sugestão nossa é você ler O Que Não Fazer em um Currículo.
5. Se prepare para as entrevistas
Muita gente não faz isso, e na hora acaba se prejudicando. Use o espelho, um(a) amigo(a), seu(sua) esposo(a), mas treine, assim seu cérebro atuar e controlar o nervosismo. E treine entrevistas online, pois com a situação atual vai fazer essa metodologia crescer muito, uma das formas de fazer isso é usar chamadas de vídeo para ir treinando.
6. As redes sociais já são uma realidade
Algumas ferramentas pode ajudar você a achar uma vaga ou ser visto, aqui sugerimos a maior rede social de profissionais do mercado, o Linkedin, se não conhece, passe a conhecer, se já tem, então atualize seu perfil, e aproveite para atualizar outras redes como o Facebook que possui ferramentas de vagas de emprego.
Utilize suas redes de contatos para entrar em grupos de whatsapp que publiquem vagas de emprego, tudo isso pode ajudar você a ser encontrado.
Então é isso pessoal, de forma simples e direta, isso é o que você precisa fazer nesse período fora do mercado de trabalho.
| E não descartem outras formas de renda até tudo se normalizar, pois como disse Platão "a necessidade é a mãe da invenção", aproveite esse tempo para se reinventar.
Marcelo Cabral
Multiplicador e consultor da ACTIO Consultoria & Treinamentos
ACTIO Consultoria & Treinamentos
Obs.: artigo atualizado em 04 de janeiro de 2023.
Instagram: www.instagram.com/actioconsultoria (@actioconsultoria)
#actioconsultoria #consultoriaempresarial #consultoriaonline #rh #gestaodegente
#actioconsultoria #consultoriaempresarial #consultoriaonline #rh #gestaodegente
E você tem outra dica fora as citadas acima? Deixe nos comentários, vamos ajudar as pessoas estão fora do mercado!
2 Comentários
Essas dicas são ótimas, e enriquece muito na experiência!
ResponderExcluirQue bom, pois a intenção é justamente essa, com as dicas ajudar quem precisa.
ResponderExcluir