A principal distinção entre os líderes e seus liderados é o sentido da visão, ou seja, a capacidade de ver claramente onde o grupo se encontra no presente e para onde pode ir. Liderar é ser o guia dessa viagem, é conduzir as pessoas do ponto A (atual) para o ponto B (desejado), aonde estão os objetivos a serem alcançados.
Liderança, então, é a ação de conduzir pessoas em direção a um novo destino. Por isso, os olhos de um líder devem estar voltados, tanto para o momento presente, ou seja, o ponto de partida, quanto para o futuro, o lugar aonde se quer chegar.
Atualmente, nas empresas, há a necessidade que os gestores sejam líderes. Neste momento de grandes transformações em que estamos vivendo, apenas a gestão não é mais suficiente para a sobrevivência das empresas. É necessário algo mais, é essencial olhar para o futuro e enxergar aonde essas transformações vão levar a empresa e as pessoas. Nunca se fez tão importante a presença do líder como agora na condução das pessoas.
A liderança trata dos resultados de hoje, ao mesmo tempo em que há o empenho em construir a organização que se adapte, cresça e produza resultados ao longo do tempo. Neste cenário, o verdadeiro líder é aquele que consegue inspirar pessoas a caminhar ao seu lado, buscando fomentar o desenvolvimento, seu e de sua equipe, ao longo do caminho, como forma de vencer cada obstáculo que se interponha entre o momento atual e o futuro planejado.
O sonho de todo líder é justamente ser capaz de realizar com êxito a sua tarefa e produzir excelentes resultados.
Portanto, para alcançar este nível é necessário ter várias competências comportamentais e técnicas, não é de um dia para o outro ou de qualquer jeito que a liderança chega, é imprescindível doação, dedicação, empenho, paixão por aquilo que faz e principalmente, gostar de pessoas. Um indivíduo que não gosta de se relacionar com as pessoas, terá muita dificuldade de sustentar sua liderança.
Para alcançar a liderança eficaz, existem princípios a serem seguidos, vamos conhecer alguns:
Confiança
É o vínculo entre você e sua equipe, que deve ser conquistada. A confiança é a base de tudo. Nenhuma relação seja ela qual for, casamento, negócios, amizade, se sustenta se não for pautada na confiança mútua.
Positividade
É uma das habilidades mais importantes do líder eficaz.
É inegável que líderes que possuem a habilidade da positividade desenvolvem comportamentos que não somente são capazes de motivar e engajar equipes, mas também conseguem mantê-los otimistas, curiosos e confiantes, e ainda estimulam a serem mais produtivas, pois sabem extrair os aprendizados as situações, mesmo quando o resultado não são os mais favoráveis.
Empatia
Empatia é a capacidade de se conectar com o outro.
Escuta Ativa! Escutar é muito mais que ouvir. Saber se colocar no lugar no lugar do outro, buscar entendê-lo e compreender o que passa em sua mente, porém não a partir da nossa perspectiva, e sim da perspectiva dele, com suas crenças e valores.
Humildade
No dicionário a definição de humildade é a qualidade de quem age com simplicidade, uma característica das pessoas que sabem assumir as suas responsabilidades, sem arrogância, prepotência ou soberba.
É evidente que os líderes que possuem essa habilidade, não defendem o significado de humildade como um comportamento passivo. Pelo contrário, eles fazem da humildade uma das fontes de suas forças.
Resiliência
Você sabia que resiliência é a capacidade de se recobrar ou se adaptar às situações desagradáveis ou de mudanças repentinas?
E adaptar-se, neste sentido, tem muito a ver com ser criativo, inovador ao pensar em soluções para vencer os obstáculos que tentam impedir que você, sua equipe e sua organização alcancem os resultados desejados.
Ser resiliente é algo benéfico para o colaborador e a empresa, afinal, um líder com essa característica está disposto a mudar, a encorajar a mudança e a direcionar os esforços para onde a empresa deseja chegar.
Propósito
O propósito contribui para o bem-estar e felicidade. Entrega mais consistência no seu trabalho e com isso você performa melhor. Quem não tem um Propósito, para chamar de seu, não consegue se alinhar com o Propósito da empresa que lidera e por consequência, não consegue inspirar seus liderados.
Líderes que possuem propósitos autênticos se mantem constantemente atualizados como indivíduos, que entendem e conhecem suas forças, fraquezas e emoções, expressando seu “verdadeiro eu” no seu papel de liderança.
Para se tornar um líder de alta performance é necessário desenvolver e treinar sus capacidades e habilidades continuamente.
│Dê o seu melhor e extraia o melhor da sua equipe! Lembre-se que você é exemplo e que juntos são mais fortes.
Outro fator importante, dê atenção as demais áreas de sua vida, além da profissional, pois influencia diretamente no seu desempenho. A ideia não é a perfeição e os acertos em tempo integral, muito pelo contrário, a intenção é encontrar o equilíbrio e a confiança sua e da sua equipe. Sem equilíbrio é desafiante manter o foco das pessoas no alcance dos resultados.
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: freepik
Gostou? Comente se algum líder já ajudou no seu aprimoramento e como foi!
0 Comentários