Você também tem a sensação de que 2022 “voou”? Todos os anos, quando se inicia o mês de dezembro, percebemos, de modo mais reflexivo, que mais um ano está chegando ao fim.
Para a grande maioria das pessoas, a chamada época de Festas, com Natal, férias, final de ano, Réveillon, traz a sensação de término e a esperança de recomeço.
Para alguns essa é a oportunidade de rever planejamentos, para outros rever paradigmas, outros analisar o que deu certo e o que saiu fora do esperado... alguns sentem certa ansiedade que o tempo está passando rápido demais... que vem acompanhada da frase que muito provavelmente você já expressou ou ouviu recentemente: "Nossa como esse ano passou rápido."
Seja qual for o seu pensamento, a partir do momento em que fazemos uma reflexão sobre o ano que passou, é natural nos frustramos com o que não foi possível realizar ou que não saiu conforme esperávamos, afinal fizemos planos para 2022 e nem todos foram concretizados, talvez o maior desafio esteja em saber diferenciar os aprendizados dos erros.
É hora do balanço final:
Seus créditos = o que aprendeu e recebeu;
Seus débitos = o que deixou de aprender, de contribuir e de doar.
Um caminho para uma reflexão honesta de fim de ano, assim como os planos para o próximo, é procurar entender o que realmente é prioridade em nossa vida...
A pesquisa interior que cada indivíduo pode fazer para buscar o seu propósito de vida, deve ser realizado consigo mesmo, com a avaliação das suas perdas e dificuldades e transformando-as em lições e crescimento pessoal, ressaltando que essas podem ser feitas em qualquer época da vida e não somente nesses momentos de final de ano.
Na prática sabemos que praticamente nada muda tão drasticamente assim, muda o dígito de 2022 para 2023, e que cada dia sucede o outro e mais uma vez a vida entra no ritmo do automático, se assim permitirmos. Porém, esse rito “da virada de ano”, nos traz a sensação de que tudo pode ser diferente, de alguma forma nos sentimos energizados e ficamos preparados para esse novo ciclo cheio de possibilidades.
Além de toda a mágica que envolve essa época do ano... temos as famosas decisões de Ano Novo… ou seja, METAS para 2023.
É nisso que a sensação de “agora vai” nos acerta em cheio.
Quantas vezes você estabeleceu metas de Ano Novo, certo que dessa vez iria cumprir cada uma delas?
E o que acontece no final do ano seguinte?
A maioria das pessoas renovam praticamente as mesmas metas, porque não atingiu ou atingiu muito pouco do que havia planejado.
E, por que será que isso acontece?
Será que estamos sabendo planejar? Será que sabemos o que realmente queremos?
Existem inúmeras técnicas para planejamento de metas, entretanto a parte com maior relevância é: o que você está planejando realmente é importante? Atende seus valores? São metas possíveis?
Se as respostas acima forem afirmativas, é necessário ter um plano de ação, ou seja, desenhar passo a passo, com ações que gradativamente te farão chegar lá.
Caso, você trace as METAS e não tenha o plano de ação, é possível você fazer parte de 97% das pessoas que não conseguem concluir aquilo que desejam.
Como assim 97%? Exatamente isso!
Em 1953, nos Estados Unidos, foi realizada uma pesquisa com todos os formandos na Universidade de Harvard.
Após 20 anos, em 1973, eles foram re-entrevistados.
Uma das perguntas feitas na entrevista foi:
O que é que você irá fazer nos próximos 20 anos?
A maioria não sabia o que iria fazer nos próximos 20 anos.
Somente uma pequena minoria tinha ideia do que iria fazer nos próximos 20 anos.
E dessa minoria, ou seja 3% dos participantes, tinha por escrito o que eles iriam fazer nos próximos 1 ano, 5 anos, 10 anos 15 anos, 20 anos.
Vinte anos depois, quando eles entrevistaram novamente as pessoas, eles descobriram o seguinte:
Que aqueles 3% que tinham por escrito o que iam fazer na vida, valiam mais financeiramente do que os outros 97% que não tinham suas metas por escrito, JUNTOS!
Coisas importantes vão para o papel!
Quando você passa as suas metas para o papel, você passa por um processo de tomada de consciência em relação aos seus desejos e os recursos necessários para alcançá-los.
Recentemente participei de um seminário de psicologia positiva, com o tema FELICIDADE e que me trouxe vários insights.
Baseado nos conceitos da Psicologia Positiva, a Felicidade e o Bem-estar baseiam-se em sentirmos emoções positivas, estarmos engajados com algo, termos relacionamentos significativos e positivos, possuirmos um propósito na nossa vida e nos sentirmos realizados com aquilo que alcançamos.
Obviamente isso pode se apresentar de forma diferente para cada um de nós. Por isso, precisamos saber o que nos faz felizes, o que evoca em nós emoções positivas, nos faz sentirmos engajados, qual o nosso propósito, como vivemos nossos relacionamentos e o quanto temos objetivos e os alcançamos.
| Algo muito importante também é a prática da gratidão – sermos gratos.
Gratidão é a força quase sagrada que nos coloca em estado positivo de alegria e prosperidade. Quanto mais agradecemos, mais encontramos para agradecer, mais nos enchemos de emoções positivas e ficamos energizados para ser e fazer mais e melhor.
Outro ponto importante é desenvolver hábitos saudáveis, para isso é necessário muito foco e perseverança, porém é totalmente possível!
Faça sua lista de desejos para 2023… mais que isso, faça suas resoluções para esse novo ano, pensando nesses aspectos tão importantes para a sua felicidade.
Como traçar metas de ano novo que realmente funcionem?
Em primeiro lugar, trace metas que dependam de você, não delegue ao outro ou ao destino os seus desejos
Estabeleça também suas ações, fique atento as suas escolhas. O sucesso vem das pequenas ações e escolhas que fazemos consistentemente.
Então, quais são as suas METAS de Ano Novo?
Em 2023... O que você realmente quer? O que faz seu coração bater mais forte? O que enche a sua alma de alegria?
Olhe para você! Sinta você!
Porque somente o que é desejo verdadeiro do seu coração trará a força necessária para perseverar diariamente nas ações necessárias.
Só assim, no final do ano, você poderá renovar suas resoluções, por outras mais desafiadoras, que te levarão a se sentir cada vez melhor.
| Aprenda a gostar do processo, celebre pequenas conquistas e exercite suas forças!
Para ter um bom final de ano basta olhar para trás sem arrependimentos e olhar em frente com esperança.
>>>> Feliz 2023! <<<<
Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem adaptada: storyset
E você tem mais para celebrar ou mais coisas para se preocupar? Pense sobre o assunto, e se desejar compartilhar, deixe seus comentários!
3 Comentários
Excelente reflexão
ResponderExcluirExcelente reflexão 😊
ResponderExcluirObrigado! Que bom que despertamos essa reflexão!
ResponderExcluir