Autossabotagem e Procrastinação! Será que você está caindo nessa armadilha...

Procrastinar é a ação de postergar ou atrasar algo, como uma tarefa, compromisso ou atividade. Isso é feito principalmente se dedicando a outras tarefas – muitas vezes, de menor importância e mais prazerosa.

uma pessoa tendo ideias e jogando fora se autossabotando
A procrastinação, assim como os demais padrões comportamentais que a pessoa pratica sabendo dos prejuízos que tais atitudes geram a si mesmo, são formas inconscientes de se punir. É autossabotagem e só existe uma explicação que justifique essa estranha forma de conduzir a sua vida.

Somente uma pessoa que não se sente merecedora da paz e da felicidade pode sabotar a própria vida. 

E se a pessoa tem essa auto-imagem isso significa que, provavelmente, em sua infância, tenha recebido uma dose bastante significativa de reforços negativos dos seus pais, professores, e do meio social a qual esteve inserida no passado. 

Trata-se de um padrão de educação baseado nas críticas e posteriores punições, fazendo com que a pessoa desenvolva uma autoestima profundamente baixa por se sentir culpada em ser como é. Uma vez estabelecida essa crença a programação de autossabotagem é acionada e, sem querer, ou se dar conta disto, o indivíduo vai sair em busca do sofrimento para poder receber uma absolvição futura, envolvendo-se em relacionamentos tóxicos e sabotando todo tipo de abundância que a vida pode lhe oferecer.

É necessário investigar qual a imagem que você tem de si mesmo e, uma vez identificada qualquer distorção, realizar um trabalho de transformação dessa imagem compreendendo o motivo que o faz se enxergar desta forma.

Uma maneira bastante simples de fazer essa identificação é fazendo algumas perguntas a si mesmo:

• Eu me amo do jeito que sou, e aceito as minhas imperfeições. Ou estou constantemente tentando ser alguma outra coisa?

• Sinto raiva de mim e me cobro constantemente, tentando ser algo que não sou?

• Eu me acho merecedor daquilo que é perfeito?

• Eu mereço tudo o que desejo. Ou desejo as coisas achando que não sou merecedor delas?

• Eu me sinto confortável ao receber um elogio ou um presente?

Ao ler essas perguntas é necessário que você preste atenção na sensação que veio à tona sem racionalizá-la mentalmente, apenas sentindo e aceitando o que sentiu. 

Se existiu algum desconforto nessas questões, existe uma autoimagem distorcida negativamente que precisa ser investigada e transmutada.

Se existem crenças limitantes a vida fica limitada dentro desse raio de visão. (sugerimos um artigo nosso - O que são crenças limitantes e como elas nos prejudicam?)

Não adianta se esforçar para ter um bom salário, por exemplo, enquanto existir uma informação no inconsciente dizendo que você não o merece, pois apesar de todos os seus esforços sempre haverá uma força oculta sabotando as suas ações.

Portanto, é necessário limpar a crença e continuar fazendo o seu melhor, respeitando o tempo universal e tirando a pressão quem vem sendo colocado sobre a vida e seus objetivos materiais e emocionais.

| A questão toda não é quanto o universo quer lhe dar, mas, sim, o quanto você está disposto a receber.



Autor: Diogo Beltrame
Fonte: recebido pelo aplicativo whatsapp
Fonte da imagem: storyset

E você já se percebeu autossabotando? Conte-nos como você resolveu o problema, podemos ajudar muita gente. Comente!


2 Comentários

  1. Eu me auto saboto, e par ajudar tenho transtorno de ansiedade.
    Não é fácil viver assim, o sofrimento é diário.

    ResponderExcluir
  2. Realmente não deve ser fácil, mas continue lutando no seu ritmo e você resultados positivos, tente ver quais sao os fatores que mais levam você a se sabotar para poder combater, se não conhece quais são fica bem mais difícil sair da situação. Mas tenho fé que você consegue

    ResponderExcluir