SER MULHER – O que é ser mulher protagonista (DONA DE SI)?

Ser uma mulher Dona de Si é muito maior do que dizem e pregam que a mulher deve ser no seu dia internacional 


Todos os anos, no mês de março, em virtude da comemoração do dia internacional da mulher, se tornam necessários o debate e a reflexão sobre a contribuição e o papel das mulheres na sociedade, suas lutas históricas por reconhecimento, igualdade e respeito. 
Uma mulher empoderada, com cara de executiva e a atrás uma sombra de uma mulher com capa de super-heroína
Com o passar do tempo e a evolução da humanidade, fomos compreendendo as injustiças impostas pela sociedade que nos dominava e, assim, com muita luta, fomos nos fortalecendo na busca por igualdade, para sermos inseridas no mercado de trabalho, para ocuparmos os mesmos espaços predominantemente masculino e termos os mesmos direitos.

O título desse artigo traz “Dona se si” soa forte e ao mesmo tempo parece arrogante, certo?

Dona de Si é protagonista da sua vida, comprometida com a identificação dos seus talentos para a realização dos seus objetivos, se tornando empreendedora de si mesma, dando vida ao seu próprio negócio, onde consegue aplicar seus propósitos e assim gerar melhoria significativa para o seu coletivo; não permitindo que o preconceito atrapalhe sua caminhada, sempre impulsionada pela leveza e pela força dos seus sonhos de menina.

Resumindo assim num parágrafo bem escrito, parece fácil, né?

Porém, não é, não é mesmo! E como ironia as mulheres que perseguem ser essa “Dona de Si” tem resultado em mulheres ansiosas, frustradas, exaustas, com muitas tarefas acumuladas, sem tempo de pensarem em algo para si próprias e, a maioria, se medicando para dar conta das emoções que não tem tempo para digerir.

Há muitos anos, o mito da ‘mulher maravilha’, aquela que dá conta de tudo e de todos, menos de si mesma, é propagado como se fosse algo a ser alcançado. 

Incentivam, desde muito cedo, meninas a entenderem que sucesso é estar pronta e disponível o tempo todo para: a família, casa, amigos, trabalho, para os filhos, para o marido, para a sogra, para a tia da tia da vizinha… e tem mais... sempre bem humorada e muito bem arrumada!

A realidade é que ser uma mulher Dona de Si é tarefa árdua, é de fato para quem está disposta a sair da sua zona de conforto e se arriscar, para quem sabe que empreender é também uma das batalhar para sua sobrevivência, para quem entende que há uma diferença absurda entre as realidade das mulheres impostas pela sua cor de pele, status financeiro, também é uma luta intensa para quem tem consciência dos assédios que envolvem o dia a dia da mulher, para quem escolhe ter filhos e travar uma luta de ser virar em vários papéis, e muitas sequer conseguem minimamente o equilíbrio emocional, vivendo permeada pela culpa de não ser a perfeita Dona de Si.

O objetivo desse artigo é disseminar a força da mulher e ao mesmo tempo as suas fragilidades, de maneira alguma interprete “Dona de Si” como ser uma mulher egoísta, ríspida, intransigente, esse pensamento é limitador, lado opressor do ser Dona de Si, como autodefesa ou discurso feminista.

Podemos traçar um paralelo de Dona de Si com o se sentir completa, tendo consciência que você é dona da sua vida e das suas escolhas.

Culturalmente, muitas mulheres são educadas a partir da premissa que suas decisões de vida devem levar em consideração a opinião de outras pessoas. Por isso, muitas crescem dependentes de seus pais, maridos, entre outras pessoas que se tornam referências do que é certo ou errado. Com isso, não conseguem se posicionar diante de situações decisivas. 

Dessa maneira, inúmeras mulheres são incapazes de perseguir seus sonhos e estipular metas que objetivam a realização pessoal ou profissional, vivem presas as vezes inconscientemente, na intenção de agradar à todos, e pagam o preço de viverem insatisfeitas.

Para se sentir completa é fundamental ter como base a ideia de que você é a única responsável e dona das suas escolhas, das suas decisões e, principalmente, da sua vida! 

E saiba que os seus resultados são frutos das suas escolhas, tenham sido conscientes ou inconscientes. É saudável sim ouvir a opinião das pessoas que amamos, porém jamais podemos terceirizar o poder de escolha na mão de terceiros.

Uma mulher Dona de Si é aquela que reconhece o seu valor, reconhece as suas limitações, entretanto tenha em mente que não é errado (muito menos presunçoso) auto afirmar todas as suas qualidades e valor. Reconhecer falhas e aprender com elas é primordial para quem busca a integração de si mesma. Aprendizado é a palavra-chave se você deseja se sentir completa e Dona de Si

Afinal, nos tornamos a soma de todas as nossas experiências e, com isso, nos tornamos pessoas melhores e mais preparadas.

Dessa maneira, jamais se culpe pelas escolhas ruins, pelos caminhos tortuosos que escolheu e pelas frustrações vividas. Quando erramos podemos ressignificar: Tudo na vida é benção ou lição. 

Quando você reconhece isso, os fardos ficam mais leves e nossas escolhas se tornam sábias.

A completude só acontece quando uma mulher descobre seu poder de fala. É comum que tenhamos medo de nos posicionarmos diante de situações conflituosas. 

Temos receio de deixar claro o que realmente queremos por medo da rejeição e das incertezas da vida. Porém, se não falarmos abertamente aos outros e, principalmente, para nós mesmas o que realmente queremos, apenas receberemos migalhas.

Busque o caminho do diálogo, exponha seus objetivos e, também, saiba impor limites quando sentir que não está sendo correspondida ou desrespeitada.

Entendeu agora que ser Dona de si e se sentir completa não é um ponto de chegada, e sim o caminho a ser trilhado?

Então, por tudo isso, compartilho com você que ser uma mulher Dona de Si não é para quem está na conformidade, e sim para quem deseja evoluir, se arriscar e se transformar.

| Tenha paciência com você e o processo.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: adaptado do freepik
08 de março de 2025.

E você mulher o que tem a dizer sobre seu dia e suas lutas, deixe nos comentários para que todos aprendam a força da mulher!


0 Comentários